quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Receita para o sucesso

Amadeu Wolff


Amadeu Wolff


Existe uma Receita Para o Sucesso?
- Sim, existe! Melhor ainda, cada um de nós possui os ingredientes básicos o sucesso.
Uns mais, outros menos, mas não há ninguém que algum dia não tenha se admirado e esclamado: “Como é que ele conseguiu tanto com tão pouco?”.
Observe os bem-sucedidos, não parecem possuir nenhum ingrediente mágico ou sobrenatural.
E a resposta é mais simples do que parece: O segredo do sucesso não está na lista de ingredientes, mas na maneira de usá-los.
Sabes mesmo como misturar os ingredientes que tens?
A ousadia, a perseverança, a liderança, a criatividade, a ética, o espírito de equipe, etc.
Mas quem um dia já preparou um bolo sabe que não adianta jogar tudo dentro de uma panela em doses iguais e ao mesmo tempo.
Há sempre uma seqüência lógica e uma proporção adequada e digo mais tem uma receita apropriada para cada ocasião.
Se a dosagem for errada, o resultado pode ser desastroso, temos que saber onde estamos pisando, uma palavra a mais pode ser um importante ingrediente, só que muita gente nem percebe, a energia que vai com uma palavra pode fazer mudar completamente o resultado.
Eu trabalhei com muita gente agressiva e notei que esse ingrediente era absolutamente necessário em algumas situações, enquanto em outras era totalmente dispensável.
Na hora que presenciamos sempre fazemos uma avaliação e edificamos ou abominamos uma agressividade, mas se ficarmos na condição de iluminados iremos observar atentamente sem tomar partido, apenas aprendendo para sermos mais habilidosos em dosar a nossa própria agressividade.
Na verdade, o que os seres humanos avaliam nunca é o ingrediente em si, no caso a agressividade, mas sim o produto final, o resultado.
A mesma coisa acontece quando comemos um bolo, se um ingrediente sobressai, é porque ele foi mal calculado. E aí passa a comprometer o todo.
Entender essa simples regrinha talvez seja complicado na auto-administração de uma vida, pois queremos sempre usar o mesmo ingrediente, na mesma proporção.
Quando as coisas estão meio paradas, é sempre mais fácil imaginar que está faltando alguma coisa, ou seja, mais ingredientes.
Não é a quantidade que faz uma receita de sucesso. É o discernimento.
Sucesso é, por exemplo, ter um vasto estoque de criatividade e de harmonia e usar na dose certa.
Vale lembrar que há momentos em que o mais recomendável é fazer um simples arroz com feijão.

Amadeu Wolff
Terapeuta Holístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário